clear
  • Início
  • O Fotógrafo
  • Orçamento
  • Depoimentos
  • Conheça nossos álbuns
  • Para Fotógrafos
  • Blog
clear
Logo de Fotógrafo Casamento, São José dos Campos, Jacareí, Victor Trigueiro
  • Início
  • O Fotógrafo
  • Orçamento
  • Depoimentos
  • Conheça nossos álbuns
  • Para Fotógrafos
  • Blog
Nos Chame no WhatsApp :)
Veja mais: Dicas para fotógrafos Empreendedorismo

Fotógrafo para Fotógrafo - Os 30 Minutos de Serviço.

Compartilhe

Os 30 minutos de serviço

Uma vez, um amigo me contava que teve uma experiência diferente, ele tinha saído pela primeira vez com uma garota de programa, durante a conversa, perguntei como tinha sido a experiência e ele me contou que o pacote básico contava com 30 minutos de serviços, o intermediário com uma hora e o maior pacote disponível, eram de três horas.

Como era a primeira vez que ele contratava os serviços de uma garota de programa, ele resolveu optar pelos trinta minutos.

Ao chegar no hotel onde o serviço seria prestado, ela iniciou a contagem do tempo com um relógio ao lado da cama. Os trinta minutos se passaram, o serviço acabou, cada um seguiu para o seu lado e fim da história.

Enquanto ele me contava sobre a experiência desde a contratação, até o término, fiquei pensando em estratégias que poderiam ser aplicadas para realizar uma pós-venda de serviço pois notei que também se tratava de uma prestação de serviços e via falhas enormes que acontecem em comum com todas as áreas.

Fatores inimigos

Em meio as negociações, existem alguns fatores que são grandes inimigos no fechamento de um contrato de serviço, estes inimigos são o tempo, a fome e a impaciência. No exemplo da experiência deste meu amigo, o erro mais gritante, foi a colocação do relógio ao lado da cama, pois o cliente se preocupa em aproveitar ao máximo o tempo disponível, porém, inconscientemente, ele sempre olhará para o relógio e isso não renderá uma experiência completa, ou seja, a chance de um cliente se fidelizar com o prestador de serviços reduz em 50%.

Como trazer essa experiência para o nosso trabalho?

Seja amigo do relógio!

Uma vez que você fez o primeiro contato com seu cliente, já conhece um pouco da história dele, pergunte se ele gostaria de marcar uma reunião presencial (de preferência) ou por vídeo chamada. Uma dica para tornar o relógio seu amigo, é evitar marcar reuniões nos intervalos das atividades de seu cliente, lembre-se, o cliente sempre será o ativo mais valioso de sua empresa, cuide bem dele!

Pergunte se seu cliente trabalha durante o dia ou durante a noite, pergunte qual seria o melhor horário para fazer a reunião, evite os horários do almoço e jantar, pois este é o segundo maior inimigo para uma negociação de sucesso.

( Dica ouro, evite ter relógios a mostra ou ficar muito tempo olhando para o celular, evite equipamentos que cronometrem o tempo de reunião, leve o cliente para uma outra atmosfera sem que ele perceba que já falam por algumas horas, ele passará a confiar em você após os 30 minutos de conversa sem interrupções)

Tenha a fome como aliada!

Se conseguir trazer o cliente para uma reunião presencial, tenha sempre algum aperitivo a mesa, como amendoim, balinhas algo que faca o cliente distrair a fome, porém, não se distrair com o que você fala.

Se você não possuir uma sala ou um escritório para atende-lo, marque em um café que possua um clima bem legal, chegue mais cedo, combine com o garçom de te trazer um copo de agua quando ele ver que uma segunda pessoa chegou a mesa onde você está. (Não esqueça da gorjeta do garçom, você poderá precisar dessa ajuda mais vezes)

Evite distrações.

Uma vez que existe uma conexão entre você e seu cliente, tenha a certeza de que nada poderá distrair a atenção de seu cliente, antes de iniciar a reunião, coloque seu celular em modo silencioso, evite responder mensagens ou atender ligações, pois se houver uma quebra de dialogo, você precisará de mais 30 minutos para reconquistar a confiança de seu cliente, isso poderá atrasar seus planos de venda e deixar o cliente impaciente, podendo fazer com que aquele possível contrato, fique apenas na possibilidade.

Bonus!!!

Falei sobre a perda da oportunidade de pós-venda ali em cima, no caso dos serviços, ela poderia oferecer mais algum tempo sobre o tempo contratado se o tempo terminasse sem que o cliente pudesse ver, assim ele não teria outra opção a não ser contratar mais quinze minutos, por exemplo. Em nosso caso, uma vez que já conquistamos o coração de nosso cliente, podemos oferecer coisas adicionais, como um ensaio na casa nova após a volta da lua de mel, um álbum para cada uma das sogras ou o que sua criatividade sugerir, contanto que agregue na experiência do cliente em te ter como profissional eleito.

E ai, o que achou do post de hoje?

Me conta aqui embaixo?!


Tags: como fechar mais contratos como fazer uma reuniao de sucesso dicas para fotografos iniciantes Victor trigueiro empreendedorismo para fotografos
Posts Relacionados
Fotógrafo para Fotógrafo - Tenha coragem para ser empreendedor.

Fotógrafo para Fotógrafo - Tenha coragem para ser empreendedor.

Fotógrafo para Fotógrafo - Seja o mais burro da mesa!

Fotógrafo para Fotógrafo - Seja o mais burro da mesa!

Fotógrafo para Fotógrafo - O Maior empreendedor de todos os tempos.

Fotógrafo para Fotógrafo - O Maior empreendedor de todos os tempos.

Fotógrafo para Fotógrafo - Não seja o 007, ele só existe no cinema

Fotógrafo para Fotógrafo - Não seja o 007, ele só existe no cinema

De Fotógrafo para Fotógrafo - A melhor técnica de vendas já criada!

De Fotógrafo para Fotógrafo - A melhor técnica de vendas já criada!

Fotógrafo para Fotógrafo - Como começar meu negócio na fotografia?

Fotógrafo para Fotógrafo - Como começar meu negócio na fotografia?