
Fotógrafo para Fotógrafo - Como começar meu negócio na fotografia?
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Fotografia de reprodução.
Creditos de imagem: Guilherme Ceano Filmes
Olá, tudo bem?
Provavelmente você já tenha ouvido falar de meu nome, já me conheça pessoalmente ou se não me conhece e veio parar neste post através de uma pesquisa no Google, faço o convite para que clique neste link e conheça um pouco sobre mim!
Mas, de qualquer forma, bem-vindo!
A partir de hoje, farei desta janela em meu site, um meio para me comunicar com você, fotógrafo iniciante, experiente ou aspirante para trazer minhas experiências como fotógrafo empreendedor!
Aproveite o conteúdo e boa leitura!
Hoje vivemos em um país onde muitos estão perdendo seus empregos e sendo desafiados a se reinventar para conseguir pagar os boletos que chegam ao final do mês fazendo com que consequentemente caiam de paraquedas no mundo do empreendedorismo.
Muitas pessoas viram hoje na paixão pela fotografia, uma oportunidade de negócio, talvez uma saída para monetizar a paixão pela arte e sustentar a família, muitas vezes sem algum conhecimento prévio embasado ou até mesmo sem conhecer todas as funcionalidades da câmera novo empreendedor, ainda sem saber, inicia seus negócios no mercado da fotografia.
Todos os dias nascem novos fotógrafos, alguns dos fotógrafos mais “conservadores” enxergam estes novos “nascimentos” como uma poluição de mercado e alguns até falam em prostituição do mercado da fotografia causado pelos baixíssimos preços cobrados pelos novos fotógrafos. É compreensível que novos fotógrafos proponham valores abaixo da média para adquirir novos trabalhos para gerar receita para sobrevivência ou investimento em ativos para o novo negócio.
Mas vamos falar a verdade sobre isso?
Assim como eu, a maioria dos novos empreendedores muitas vezes trabalham de graça, as vezes cobrando valores que mal pagam o transporte até o local do trabalho para adquirir experiência e o tão importante portfólio, pois pesquisam mostram que o cliente toma uma decisão em adquirir qualquer produto ou serviço a partir de pontos sensoriais, como visão (83%), audição (11%), olfato (3,5%), tato (1,5%) e paladar (1%), como a visão é o maior ponto de decisão, um bom portfólio se torna essencial para a conversão de orçamentos em clientes.
Uma boa apresentação do trabalho é importante para que desperte o interesse em adquirir aquele serviço feito por determinado fotógrafo. Depois de uma boa apresentação, partimos para o contato, as maiores conversões acontecem pessoalmente, pois a audição é o segundo sentido mais propenso para que o cliente tenha a confiança em conceder o serviço nas mãos do fotógrafo.
Prostituição de mercado
Um dos pontos mais sensíveis em todos os seguimentos do empreendedorismo, é a prostituição do mercado causada pelos baixos preços cobrados pelos novos empreendedores que muitas vezes caem de paraquedas neste mundo como disse acima, isso acontece pela ausência de planejamento estratégico e um plano de negócios bem estruturado.
No link a seguir, você pode conferir sobre como começar seu negócio de maneira bem estruturada com a ajuda do SEBRAE.
Tudo o que você precisa saber para montar seu plano de negócios.
Não deixe que o desespero derrube o sucesso para o qual você nasceu.
E ai, o que achou deste primeiro post feito especialmente para você fotógrafo?


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